Atuação
Desenvolvemos projetos integrados das mais diversas disciplinas. Assim, proporcionamos a integração de proprietários, arquitetos e engenheiros envolvidos nos projetos de qualquer empreendimento.
- Prevenção contra incêndio
- Ar Condicionado e Ventilação
- Energia Solar
- Tratamento de Efluentes
- Utilidades
Nossas Soluções
Engenharia Mecânica
- Equipamentos;
- Estruturas;
- Galpões;
- Fundição;
- Alimentício;
- Tubulação;
- Máquinas;
- Caldeiraria;
- Automação;
- Climatização;
- Engenharia reversa;
- Emissão de ART;
- Manual técnico;
- Laudo técnico de equipamentos e estruturas;
- Memorial descritivo e memorial de cálculo;
- Cálculos técnicos para instalações industriais e mecânicas;
- Teste hidrostático;
- Teste de estanqueidade.
- Emissão de ART;
- Manual técnico;
- Laudo técnico de equipamentos e estruturas;
- Memorial descritivo e memorial de cálculo;
- Cálculos técnicos para instalações industriais e mecânicas;
- Teste hidrostático;
- Teste de estanqueidade.
No desenvolvimento de máquinas entregamos o projeto completo, acompanhado de:
- Lista de componentes de mercado;
- Desenho Técnico das peças a serem fabricadas;
- Manual de Montagem.
No desenvolvimento de produtos, entregamos o serviço completo:
- Desenvolvimento do conceito;
- Pesquisa de mercado;
- Criação do produto;
- Modelagem CAD e desenhos técnicos;
- Prototipação e/ou pesquisa de fornecedores.
- Visualização da peça ou produto;
- Pré-projeto de um novo produto;
- Entregas em softwares de CAD;
- Padronização de peças;
- Adequação às normas;
A ART é o documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. A Lei nº 6.496/77 estabeleceu sua obrigatoriedade em todo contrato para execução de obra ou prestação de serviço de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, bem como para o desempenho de cargo ou função para a qual sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos nas profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional. Para a sociedade, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados.
A ART deve ser registrada pelo profissional antes do início da atividade técnica (conforme os dados do contrato escrito ou verbal), no Crea em cuja região será realizada a atividade.
Laudo Técnico: é uma peça escrita, fundamentada, na qual o profissional expõe as observações e estudos efetuados, bem como as respectivas conclusões.
É um documento que contém o relato de um perito (engenheiro) que é designado especialmente para avaliar uma determinada situação, geralmente, dependendo da classificação e objeto, ele será composto por um formulário e regras próprias para elaboração do mesmo, inclusive por necessidade de se informar o resultado a um determinado órgão ou conselho fiscalizador.
Na BERGARD ENGENHARIA, você poderá ter todo o respaldo deste tipo de serviço e nossos profissionais são qualificados para melhor lhe atender. Todos os serviços são realizados por nosso Engenheiro Mecânico credenciado pelo CONFEA/CREA, garantindo assim a qualidade do serviço realizado.
Projetos Mecânicos e Suas Aplicações
O projeto mecânico é a representação de uma peça ou de uma máquina, criado com o uso de softwares específicos, como Autodesk Inventor, AutoCad ou SolidWorks.
Seu principal objetivo é chegar a um produto ou equipamento final funcional, seguro e confiável. É um meio de se buscar soluções para resolver deficiências e se chegar a um bom design das peças, equipamentos ou máquinas.
Todo projeto mecânico é representado por um desenho, que ilustra as formas e medidas do objeto, tudo padronizado e normatizado conforme a ABNT, a fim de ser interpretado da mesma forma por clientes, fabricantes e projetistas.
A BERGARD ENGENHARIA apresenta à sua empresa diversas soluções com projetos mecânicos, utilizando Softwares de engenharia de última geração e em conformidade com a solicitação do cliente. Nosso principal diferencial está no fato de entregarmos projetos detalhados, com vistas, detalhes, listas de materiais, detalhes de montagem que permitam ao cliente fabricar seus produtos sem erros de montagem e no menor tempo. Entre estes serviços destacam-se:
-Projetos de máquinas e equipamentos;
-Detalhamento 3D e 2D de projetos variados na área mecânica;
-Elaboração de manuais de instruções de máquinas e equipamentos;
-Elaboração de projetos para atendimento da Norma NR-12;
-Elaboração de projetos de Vasos de Pressão para atendimento da Norma NR-13;
-Elaboração de fluxogramas, desenhos e diagramas industriais;
-Plantas de layout industrial com máquinas.
Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso e seja atendido por um Engenheiro Mecânico especialista.
Vasos de pressão
Vasos de pressão são todos os reservatórios de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não submetidos à chama mas armazenam fluidos, são projetados e criados para resistir com segurança a pressões internas, ou submetidos à pressão externa.
Os Vasos de pressão são fabricados em conformidade as normas internacionais chamada NR-13 (norma regulamentadora brasileira) e ASME VIII (norma da sociedade americana de engenharia mecânica).
A SIE Engenharia presta o serviço de Inspeção de vaso de pressão, exames e engenharia necessários para garantir a segurança e confiabilidade operacional de vasos de pressão e atender as exigências das normas aplicáveis.
Utilizamos procedimentos específicos para cada tipo de equipamento, equipes de técnicos e engenharia especializada e equipamentos atualizados tecnologicamente.
NR 13 Inspeção de vaso de pressão, Aquotubolares e flamotubolares, de acordo com a NR13, NBR 12177 Parte 1 e 2 e código de ASME de fabricação
- Inspeção inicial, periódica e extraordinária.
- Projeto de Instalação e projeto alternativo de instalação
- Registro de segurança
- Reconstituição de prontuário
- Cálculo para determinação da pressão máxima de trabalho permitida ( PMTA )
- Teste Hidrostatíco / Pneumático
- Técnicas ultizadas: Medição de espessura, Ultra som, Partícula Magnética, Réplica Metalográfica.
- Calibração de válvula de segurança ( PSV )
- Calibração de manômetro – PI
- Calibração de indicador de temperatura
Conforme ASME , vasos de pressão são reservatórios para a contenção da pressão, internos ou externos.
Esta pressão pode ser adicionada a partir de uma fonte externa, ou pela aplicação de calor a partir de um fonte direta ou indireta, ou qualquer combinação dos mesmos.
A Inspeção de vaso de pressão, é um processo bem detalhado. Seguido por uma lista de atividades, requisitos e testes respeitando as normas regulamentadoras chamada de NRs sendo inclusos nesses procedimentos:
- ASME Código Caldeira e recipientes sob pressão (BPVC)
- Escolha de materiais de construção do vaso de pressão
- testes de impacto
- teste hidrostático
- inspeção das dimensões da chapa
- teste radiográfico
A ASME sobre recipientes sob pressão: Vasos de pressão:
1 – Fornece requisitos aplicáveis ao projeto, fabricação, Inspeção de vaso de pressão, teste e certificação
De recipientes sob pressão que operam a pressões internas ou externas superiores a 15 psig.
2 – Regras alternativas, fornece requisitos para a concepção, fabricação, Inspeção de vaso de pressão, ensaio e Certificação de recipientes sob pressão que operam a pressões internas ou externas superiores a 15 psig.
3 – Regras alternativas para a construção de vasos de alta pressão, estabelece requisitos aplicáveis para a concepção, fabricação, Inspeção de vaso de pressão, ensaio e certificação de recipientes sob pressão que operam em pressões internas ou externas geralmente acima de 10.000 psi.
Todas as partes, materiais, juntas acabadas dos recipientes devem ser examinadas visualmente pelo fabricante.
Esse exame deve ocorrer antes do o teste de pressão final.
O Fabricante deverá preparar e qualificar um procedimento que atenda aos requisitos da Seção V,Artigo 9º (Exame visual).
O fabricante deve designar pessoas qualificadas para o exame visual.
Todos os bocais soldados devem ser examinados para verificar que a solda circulou ao longo de todo o perímetro e que a penetração total através da profundidade da junta tenha sido alcançada.
De acordo com Bergard Engenharia, as normas utilizadas para confecção e uso de vasos de pressão são da NR-13, Manual técnico de caldeiras e vasos de pressão e da norma ASME VIII. Em primeiro lugar, todo vaso de pressão deve vir de fábrica com uma série de especificações fixadas no equipamento. Essa ficha deve conter: fabricante, ano de fabricação, pressão máxima de trabalho admissível, pressão de teste hidrostático, código de projeto ano e edição e número de identificação. Todas essas informações devem estar legíveis e em local de fácil visibilidade, pois fazem parte de um programa de segurança.
Além de ter algumas especificações técnicas carimbadas na máquina, a empresa deve se preocupar em manter uma documentação atualizada sobre o produto. O prontuário do vaso de pressão deve conter: código do projeto e ano de edição, especificação dos materiais, procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final e determinação da PMTA, conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da sua vida útil, característica funcionais do equipamento e categoria do vaso.
Eliminando a descontinuidade na sua totalidade, e o material reparado de acordo com um procedimento de reparação escrito e qualificado pelo fabricante com a Inspetor Autorizado. A reparação não deve resultar em bordas afiadas, nem na espessura acabada inferior a espessura mínima de projeto. As fissuras e vazios não ser reparados apenas adicionando solda.
Projetos de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado
Projeto Integrado
O sucesso de uma edificação depende cada vez mais de sistemas inteligentes e eficientes. Esses sistemas devem ser pensados em conjunto entre as disciplinas.
Somos voltados para o trabalho em equipe de maneira a entregar os melhores resultados pensando na sucesso da edificação durante toda a vida útil do empreendimento.
Trabalhamos com ambiente BIM (Building Information Modeling).
Atualização constante
Elaboramos projetos conceituais, executivos, memorial descritivo, seleção de equipamentos e as-built.
Trabalhamos com softwares 2D e 3D.
Nossa experiência vem da atuação em áreas como:
- Indústria Farmacêutica
- Hospitais e Clínicas
- Semicondutores e microeletrônica
- Edifícios de escritórios
- Papel e Celulose
- Alimentícia;
- Química:
- Biotecnologia;
- Centros de convenções;
ART e PMOC
Você já ouviu falar em alguma destas siglas e sabe os significados de ART e PMOC? Se a resposta for não, fique tranquilo, pois agora você ficará por dentro destas duas medidas que fazem parte do nosso cotidiano. Elas estão inseridas em grandes construções corporativas e prédios públicos, e servem para nos certificar sobre o cumprimento da manutenção necessária de áreas climatizadas artificialmente, garantindo a qualidade do ar interno, entre outros aspectos.
ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento obrigatório, que deve ser apresentado em qualquer serviço ou obra específica dentro de um estabelecimento, conforme determina a Lei Federal no. 6.496/77. O ART não é um selo de qualidade, mas sim um documento que registra o técnico responsável pela instalação.
A ART é expedida sempre que necessitar de uma avaliação técnica em um ambiente de uso coletivo. Isto se aplica a projetos de climatização, instalações elétricas, projetos ambientais, dentre outras ações.
A lista de profissionais que podem assinar a ART varia conforme o CREA de cada estado. Ou seja, verifique na sua região qual a lista de profissionais aptos para emitir o documento. Outro ponto importante é que cada área técnica necessita de um respectivo profissional. E quando se tratar de um estabelecimento de grande porte, um profissional é responsável pelo projeto e outro pela manutenção, e assim por diante.
PMOC é o Plano de Manutenção Operação e Controle, que é uma medida estipulada para monitorar e adequar qualidade do ar em ambientes de uso coletivo. Em 2018 a Lei federal 13.589 que tornou obrigatória a manutenção de ar-condicionado em prédios de uso coletivo e sugiram muitas perguntas e respostas sobre esse assunto
Obrigatoriamente quando um estabelecimento ultrapassa a carga térmica de 60.000 BTUs (ou 5 TR), somando-se todos os equipamentos. É especificado também qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado e o tipo de atividade desenvolvida no local. A empresa é analisada num panorama geral, e não apenas por setores. Ou seja, se ela atingiu a carga térmica de 60.000 BTUs, terá de providenciar o PMOC.
Para responder a essa pergunta, precisamos dividir em duas partes. Ou seja: no caso dos serviços de limpeza e manutenção dos equipamentos, o responsável técnico são os engenheiros mecânicos ou industriais, modalidade mecânica ou tecnólogos da área de Engenharia Mecânica. Já nos serviços de avaliação biológica, química e física das condições do ar interior dos ambientes climatizados, quem assina são os engenheiros químicos ou industriais, modalidade química ou engenheiros de Segurança do Trabalho ou tecnólogos da área de Engenharia Química. ATUALIZAÇÃO: segundo a Resolução 98 de maio de 2019, os técnicos passam a poder assinar o PMOC também.
Antigamente, os técnicos de nível médio não podiam assinar o PMOC, mas podiam prestar assistência técnica e assessoria no estudo, pesquisa e coleta de dados, execução de ensaios, aplicação de normas técnicas e regulagem de aparelhos e instrumentos concernentes aos serviços de fiscalização de qualidade do ar nos ambientes climatizados.
O estabelecimento pode sofrer multas de R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00, variando conforme sua situação e porte. Cabe registrar que profissionais autônomos podem assinar ART e PMOC dentro de suas especificidades, isto é não precisam, necessariamente, ter vínculo com uma empresa.
A sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle. Esse plano estabelece os procedimentos e periodicidade com que se deve verificar a integridade e o estado de limpeza e conservação dos sistemas de climatização.
A criação desse plano é de obrigação legal, conforme a Lei n° 13.589/2018, para todos os edifícios de uso público e coletivo e também de uso restrito que possuam ambientes climatizados artificialmente.
O PMOC visa garantir a higiene dos equipamentos e estruturas envolvidos no processo de climatização, para que estes estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, contaminantes e material particulado.
Estudos associam o bom estado do sistema de climatização à melhores condições de saúde ocupacional, com melhor desempenho dos ocupantes dos espaços climatizados. Além disso, a execução do plano evita a perda de eficiência dos equipamentos de climatização ao longo do tempo, e consequentemente gera economias através de um menor gasto de energia elétrica.
Afastamentos e até mesmo mortes por doenças respiratórias são ocasionadas pela transmissão de micro-organismos e contaminantes a partir de sistemas de ar condicionado. O Plano de Manutenção Operação e Controle visa eliminar os micro-organismos que transmitem essas doenças pelo sistema de ar condicionado. Ou seja, permite a redução dos afastamentos por doenças respiratórias.
Por se tratar de uma obrigação legal, o descumprimento total ou parcial do PMOC pode resultar em prejuízos graves para seu negócio, como multas, advertências e até interdição total ou parcial.
O serviço inicia com o levantamento de dados da edificação e do sistema, como as áreas dos espaços climatizados, carga térmica instalada, número de ocupantes, qualidade do ar interno, entre outros. A partir destas informações, pode-se comparar os resultados obtidos com dados de referência indicados por normas técnicas. Emite-se então um relatório onde constarão estas informações, as adequações necessárias e a rotina de manutenção que deve ser seguida.
A BERGARD tem mais de 30 anos de experiência no segmento de climatização, contando com departamento de engenharia e técnicos capacitados para elaboração e execução do PMOC. Expedimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assegurando a conformidade às normas técnicas.
Projetos de Engenharia Civil Residencial, Comercial e Industrial
- Planejamento Preliminar;
- Projeto Arquitetônico;
- Projetos complementares – Estruturais, Hidrossanitários,
elétricos e Prevenção e Combate a Incêndio; - Licenciamento, aprovações e regularizações;
- Laudos, Perícias e Vistorias.
Planejamento Físico Financeiro
- Orçamento;
- Análise de custos;
- Cronograma de obras.
Execução de obra
- Contratação de Fornecedores;
- Fiscalização;
- Medições dos trabalhos realizados;
- Relatório de obras.
Preventivo e combate a incêndio
Preventivo e combate ao incêndio – Sistema de proteção por extintores, hidráulico preventivo, dimensionamento de rotas de fuga, elétrico preventivo – iluminação de emergência, alarmes de incêndio e SPDA. A aprovação dos projetos é feita juntamente ao corpo de bombeiros e possuem plantas de distribuição, detalhes construtivos e memoriais descritivos e de cálculo.
AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros)
A BERGARD Engenharia realiza Laudos, Inspeções, Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio. Os serviços serão planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, assinados por profissional que atenda ao estabelecido nas normas do CB.
- Memorial Descritivo Simplificado;
- Requerimentos;
- Croqui de Situação;
- Instalação e Manutenção;
- Vistorias e Inspeções;
- Renovação de AVCB do Prédio;
- Levantamento Técnico do Sistema atual e As Built;
- Engenheiros Credenciados ao Corpo de Bombeiros .
Área de Atuação
Através da vasta experiência no setor de prevenção de incêndio e pânico, oferecemos um serviço de Consultoria e Assessoria com total qualidade, onde podemos:
- Auxiliar na elaboração do Projeto Arquitetônico;
- Analisar riscos;
- Fiscalizar a instalação do seu Sistema de Combate a Incêndio;
- Propor ideias e soluções para os seus problemas técnicos;
- Coordenar e assessorar a sua equipe de projetistas;
- Administrar a execução do seu sistema de prevenção e combate a incêndio;
- Preparar a sua obra para a Vistoria do Corpo de Bombeiros e posterior emissão de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Após a confirmação do pedido de projeto daremos inicio a Execução dos seguintes serviços:
- Elaboração do projeto
- Preenchimento de todas as documentações necessárias para a aprovação do projeto
- Pagamento de taxas
- Vistoria prévia
- Aprovação do projeto
- Adequações
Após as adequações do projeto daremos inicio a aprovação do AVCB:
- Vistoria prévia;
- Brigada (agendar com os condôminos e funcionários);
- Pagamento de taxas;
- Vistoria geral de todos os equipamentos (com emissão de relatório) indicando os problemas para adequação;
- Emissão das ARTs;
- Preenchimento de todas as documentações necessárias para a renovação AVCB;
- Vistoria para aprovação do AVCB;
- Entrega do AVCB aprovado com validade de 3 anos, e certificado de brigada.
- Assessoria a sua empresa ou ao seu condomínio;
- Efetua uma pré-vistoria para averiguar as condições de funcionamento dos equipamentos e sistemas de prevenção e combate contra incêndios;
- Elabora relatórios sobre condições e necessidades de adequação da documentação ou serviços que podem ser solicitados por bombeiros;
- Fornece ART por profissionais habilitados sobre o sistema e equipamento de proteção contra incêndio;
- Da entrada no processo junto ao órgão fiscalizador responsável pelo fornecimento do AVCB;
- Solicitação de vistoria.
Prestação de Serviços de Engenharia Elétrica
Com a distribuição e comercialização da energia elétrica, surgiu também a necessidade de projetos de engenharia que fossem desenvolvidos para possibilitar a distribuição e o consumo adequado da energia elétrica. Para que isso ocorra, é necessária a prestação de serviços de engenharia elétrica .
A prestação de serviços de engenharia elétrica cuida da elaboração de projetos, instalação e manutenção de sistemas de energia elétrica, permitindo que a energia seja distribuída com segurança e eficiência tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais e parques industriais.
São considerados, na prestação de serviços de engenharia elétrica , projetos de baixa e de alta tensão. Por meio deles, são realizados projetos, instalação e manutenção da infraestrutura dos sistemas de distribuição de energia.
Em casos que não há a prestação de serviços de engenharia elétrica , corre-se o risco de sofrer prejuízos por danos a equipamentos e aumento de custos com a energia elétrica por não ter uma manutenção que avalie situações em que itens do sistema estejam gerando desperdício de energia.
Entre os serviços realizados pela prestação de serviços de engenharia elétrica , estão montagem de painéis elétricos, inspeção termográfica em painéis elétricos, reparo e reforma de painéis elétricos e seus componentes, confecção e adaptação de peças para determinados dispositivos, ensaios elétricos, dispositivos de proteção, elaboração e execução de projetos completos de controle e automação.
A empresa que realiza a prestação de serviços de engenharia elétrica deve estar preparada com os melhores componentes e equipamentos, aliados a profissionais experientes e qualificados. Dessa forma, os serviços prestados garantem eficiência e segurança aos sistemas de distribuição de energia elétrica.
A BERGARD ENGENHARIA é uma empresa prestadora de serviços de instalações elétricas em média e baixa tensões. Ela está presente no mercado desde 2019, executando projetos elétricos prediais, residenciais, comerciais e industriais.
A empresa atende às demandas de seus clientes por meio de profissionais altamente qualificados e experientes, que contam com toda sua experiência e conhecimento para oferecer serviços únicos. A BERGARD ENGENHARIA está sempre em busca do aperfeiçoamento de seus serviços, gerando confiança e credibilidade com a execução de projetos qualificados em tempo reduzido.
A empresa de projetos elétricos atua na realização de estudos detalhados, instalação e execução da rede de energia em uma obra, possuindo funcionários capacitados para a realização das tarefas, como engenheiros civis, técnicos em elétrica, engenheiros eletricistas e outros profissionais multidisciplinares.
Ao realizar os estudos dos projetos elétricos, a empresa de projetos elétricos define quais serão os materiais a serem utilizados na obra, especificando quantidades e a forma com que serão feitas todas as instalações que envolvem a rede elétrica.
Os cuidados que uma empresa de projetos elétricos possui na realização de seus serviços inclui a prevenção de falhas de infraestrutura e incidentes, como curtos circuitos ou choques elétricos. Portanto, a importância de solicitar o serviço de uma empresa de projetos elétricos também se relaciona com a segurança dos profissionais envolvidos.
As vantagens apresentadas ao contratar uma empresa de projetos elétricos estão na qualidade, economia e principalmente, na excelência, por não ser necessária a realização de retrabalhos ou manutenções em uma instalação nova por conta de problemas no projeto ou mão de obra desqualificada. A segurança que uma empresa de projetos elétricos pode proporcionar é outro benefício fundamental, assim como a adequação do projeto para o real uso da energia elétrica com dimensionamento correto.
Ao contratar uma empresa de projetos elétricos para a realização de uma obra de infraestrutura elétrica, os funcionários e a prestadora de serviços devem possuir o Atestado de Responsabilidade Técnica (ART), o qual é emitido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que garante os direitos dos profissionais e a qualificação para exercer suas profissões.